NOTÍCIAS
Autor: Elionay Carvalho – estagiária sob supervisão da Fesp | Publicado em 19 de abril de 2024 às 14:05
Os gestores de aprendizagem do Plano Integrado de Residências em Saúde (Pirs) da Fundação Escola Pública de Palmas (Fesp) participaram de capacitação sobre avaliação formativa adotada nos programas de residência. A formação pedagógica do corpo docente continuará acontecendo no decorrer do ano. O encontro aconteceu na última quarta-feira, 17, na sede da Fesp, localizada na Quadra ACSO 1 (103 Sul), Avenida LO-01, Conjunto 04, Lote 04.
A capacitação teve como objetivo alinhar a perspectiva da avaliação formativa no Plano Integrado de Residências em Saúde (Pirs) e o papel dos gestores de aprendizados no planejamento das avaliações junto aos tutores e preceptores. A Fesp considera a avaliação como um processo contínuo singularizado e que prevê diversos espaços e instrumentos de avaliação.
“O Pirs está com uma nova estrutura no qual os gestores de aprendizagem trabalham junto com os tutores organizando encontros, produção dos planos de ensino, como também trabalham com eles a questão da avaliação. Essa avaliação é feita de forma contínua e dialogada. Essa nova estrutura é muito importante, pois os gestores de aprendizagem vão fazer uma ponte com os coordenadores de programa, tutores e preceptores, que é o corpo docente dos programas de residências”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação Docente do Pirs, Ruth Bernardes.
Este ano é o primeiro ano da psicóloga Ludmilla Prestes como gestora de aprendizagem na Fesp. Ela ressalta a importância de uma construção coletiva. “Enquanto gestores de aprendizagem podemos contribuir com essa construção coletiva de uma avaliação que, de fato, dê oportunidades aos profissionais residentes de direcionarem o seu percurso de aprendizagem no caminho de sua formação como especialista. Por sua vez, poderemos avançar também no acompanhamento e na avaliação do corpo docente para qualificar a formação que é ofertada pela Fesp.”
A oficina foi conduzida pela coordenadora da Residência em Saúde Coletiva, Milena Alves, pela coordenadora do Núcleo de Apoio a Avaliação (Naav), Janinne Rodrigues, pela coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), Karenina Pegado, e pela coordenadora do Núcleo de Educação Docente do Pirs, Ruth Bernardes, que fazem parte da equipe do Plano Integrado de Residências da Fesp.
Texto: Elionay Carvalho – estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
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Autor: Elionay Carvalho – estagiária sob supervisão da Fesp | Publicado em 19 de abril de 2024 às 14:05
Os gestores de aprendizagem do Plano Integrado de Residências em Saúde (Pirs) da Fundação Escola Pública de Palmas (Fesp) participaram de capacitação sobre avaliação formativa adotada nos programas de residência. A formação pedagógica do corpo docente continuará acontecendo no decorrer do ano. O encontro aconteceu na última quarta-feira, 17, na sede da Fesp, localizada na Quadra ACSO 1 (103 Sul), Avenida LO-01, Conjunto 04, Lote 04.
A capacitação teve como objetivo alinhar a perspectiva da avaliação formativa no Plano Integrado de Residências em Saúde (Pirs) e o papel dos gestores de aprendizados no planejamento das avaliações junto aos tutores e preceptores. A Fesp considera a avaliação como um processo contínuo singularizado e que prevê diversos espaços e instrumentos de avaliação.
“O Pirs está com uma nova estrutura no qual os gestores de aprendizagem trabalham junto com os tutores organizando encontros, produção dos planos de ensino, como também trabalham com eles a questão da avaliação. Essa avaliação é feita de forma contínua e dialogada. Essa nova estrutura é muito importante, pois os gestores de aprendizagem vão fazer uma ponte com os coordenadores de programa, tutores e preceptores, que é o corpo docente dos programas de residências”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação Docente do Pirs, Ruth Bernardes.
Este ano é o primeiro ano da psicóloga Ludmilla Prestes como gestora de aprendizagem na Fesp. Ela ressalta a importância de uma construção coletiva. “Enquanto gestores de aprendizagem podemos contribuir com essa construção coletiva de uma avaliação que, de fato, dê oportunidades aos profissionais residentes de direcionarem o seu percurso de aprendizagem no caminho de sua formação como especialista. Por sua vez, poderemos avançar também no acompanhamento e na avaliação do corpo docente para qualificar a formação que é ofertada pela Fesp.”
A oficina foi conduzida pela coordenadora da Residência em Saúde Coletiva, Milena Alves, pela coordenadora do Núcleo de Apoio a Avaliação (Naav), Janinne Rodrigues, pela coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), Karenina Pegado, e pela coordenadora do Núcleo de Educação Docente do Pirs, Ruth Bernardes, que fazem parte da equipe do Plano Integrado de Residências da Fesp.
Texto: Elionay Carvalho – estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom